Destaques

10/recent/ticker-posts

Leitura Digital: A Moça-Gorila e o Engolidor de Elefantes - Tom S. Figueiredo


Olá!!!! QUASE que o blog fica sem post essa semana, tô enrolado aí com uns livrinhos, um pouco atrasado e tal.
MAS hoje tem coisa nova, brasileira, infanto juvenil e linda! Ganhei um ebook na Amazon, quem ofereceu foi o EbookBR em parceria com o autor Tom Figueiredo, antes de mais nada quero agradecer imensamente, to muito satisfeito com isso tudo ♥.

Novamente, aquele tipo de obra que te pega e você não sabe por onde começar, nem o que falar. Pois é.
A Moça Gorila e o Engolidor de Elefantes tem um enredo bem simples, narrativa direta e "dividida" em duas partes que se completam, cheio de belíssimas ilustrações e uma linguagem "fofa".


Morgana é uma menina que tem uma "maldição de família" pois em 1847 sua tataravó Elisabeth pisou no rabo de um gato de estimação de uma bruxa pela 10° vez e ela se transforma em gorila, ganha a vida no circo fazendo isso, até uma apresentação específica em que o nosso narrador presencia, e questiona se ela gosta do que faz. Apesar de "chocante" isso não é novidade nenhuma na cidade pois há vários moradores que também se transformam em bicho, ninguém é tratado com indiferença por conta disso. Se Morgana gosta ou não dessa condição e o motivo, deixo para vocês descobrirem :D


Em segundo plano, temos novamente o mesmo narrador, que nunca viu uma apresentação circense, descobrir um dos maiores segredos guardados debaixo daquelas lonas. Aí é que entra O Engolidor de Elefantes, que interage com o menino de uma forma muito sutil, se tornam amigos e... CHEGA!

Alguns quotes:


A verdade é que na maioria das famílias da cidade havia um caso de gente que virava bicho, mas não se comentava o assunto.

Eu nunca havia assistido a um espetáculo de circo, mas agora eu tinha uma história de circo para contar aos meus amigos [...] porque a minha história de circo seria diferente de tudo que qualquer outra pessoa já tenha ouvido.

eu também descobri que queria me tornar parte do segredo, e porque certas histórias a gente deve guardar só pra gente.


Como podem notar a história é bem simples, destinada a crianças, mas CHEIA de significados. Não citei acima, mas a mãe do nosso narrador tem uma ligação com Morgana, o desfecho delas é incrível, demonstração de afeto, carinho, sentimentalismo é o que não falta. Quanto ao Engolidor de Espadas também, mas nesse caso se trata da amizade que ele faz com o menino, tudo isso por causa do tal segredo. O menino relata que nunca viu uma apresentação, e não se arrepende pois as experiências que teve não se comparam a nada nesse mundo. :,)


Enfim, um livro para ser apreciado, relido muitas vezes, e com certeza as crianças irão se deliciar com essa história. Tá custando 1,99 na Amazon, posso dizer com toda certeza que vale a pena o investimento!
Reactions